segunda-feira, 5 de julho de 2010

Responsabilidade estudantil!


Fico me questionando, até onde vai a responsabilidade de cada estudante que ingressa para a vida acadêmica universitária, mais precisamente, dentro de uma sala de aula.

É admissível que no início de qualquer tarefa, ao assumir novo cotidiano que se tornará rotina, mas que até então é diferente do que era feito anteriormente, leva-se certo tempo para "entrar no ritmo". Mas faculdade, hoje, é apenas nome, status. Vejamos que, muitos investem durante longo período de tempo torcendo para que acabe logo o período de estudos, para que ao final possam dizer que é formado nisso ou naquilo, e que já possui o desejado NÍVEL SUPERIOR.As universidades hoje são consideradas o núcleo do conhecimento e do ensino, por conseqüência o universitário deve usar e abusar daquilo que a sua própria universidade oferece, conhecimento e prática. Estar nesta vida acadêmica é aprender, questionar, lutar, buscar, agregar o máximo de conhecimento possível, e não ficar esperando que tudo acabe logo, e que eu saía com o meu nome no quadro de formandos. "Professor, já está terminando a aula? Amanhã não terá aula? Podemos utilizar este tempo, para sair da sala e se divertir por aí."

Como todo começo de uma faculdade, tudo é maravilhoso, porém no decorrer dos estudos o círculo vai se fechando e você vai percebendo quem realmente está interessado em prosseguir, quem realmente não se importa em ficar estudando até o último minuto, ou em perder o seu final de semana deitado encima de livros, ou como diria Sócrates, ter consciência da própria ignorância. Prosseguir ou parar, antes que eu tenha somente status e sequer, conhecimento.

2 comentários:

  1. Ótima matéria primo, muito interessante!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara.
    Escreve um artigo sobre as instituições de ensino superior que usam o ensino como produto, onde o "cliente" tem sempre a razão e quem paga não reprova... É triste isso, mas é verdade.

    ResponderExcluir